quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sobreiros no rasto de pinocrates

O plano de pormenor do Vale da Rosa prevê a construção de 7500 fogos para habitação, de um complexo desportivo, onde está inserido o novo estádio do Vitória Futebol Clube, e de um centro comercial. O plano foi alvo de uma declaração de imprescindível utilidade pública por parte de José Sócrates e de Capoulas Santos, em 2001, um mês antes das eleições autárquicas de Dezembro, quando ainda eram ministros do Ambiente e da Agricultura. Para a construção do empreendimento, prevê-se o abate de uma área com cerca de 700 sobreiros(preparavam-se para abater 1331), uma espécie legalmente protegida.
Legalmente não pode haver abate. Se o estádio de futebol fosse construído na zona dos sobreiros,o abate seria permitido, uma vez que se trata de uma construção de imprescindível utilidade pública. Como não está prevista a construção do estádio nessa área, do ponto de vista legal, os sobreiros não podem ser abatidos”.Francisco Ferreira-Quercus
Parece que também não houve qualquer estudo de impacte ambiental para acrescentar às ilegalidades. A judiciária já tomou conta do caso, em que mais uma vez o nosso amigo está envolvido, tal como os futebóis e o sector do betão.
Pergunto:
-Porque é que só passado sete anos se mexe num processo carregadissimo de suspeições?
-Até quando este coktail de politica-betão-futebois-financiamento de campanhas?

Sem comentários: